Origem dos Deuses


Eles não são seres ,não são pessoas,muito menos são coisas ou objetos possíveis.
São nada mais e nada menos que sentimentos.
Nascem no justo momento em que a primeira alegria ou a primeira dor acontece.
Vão se desdobrando entre os prazeres sensoriais primitivos e a expressividade ,sendo esculpidos pela dúvida .
Conforme a força  em que se apresentam causam tamanho espanto que não são reconhecidos em toda sua abrangência, muito menos o são percebidos  como  sendo um produto interno.
Existem a partir do sujeito, sua cognição e a sua competência de racionalizar e nomear o mundo. Vão os Deuses se constituindo justapostos ao nosso  primeiro motor, aquilo que nos impulsiona para a vida, dai o surgimento do lugar  Deus ou  um efeito projetivo de uma suposta e externa ação melindrando e transvertendo uma fantasia de controle externo de um desejo para uma estrutura dogmática.
Onde não ha resposta se promove o dogma,na insuportabilidade do vazio e da solidão que acomete o ser humano bem na força devastadora que esta realidade provoca em sua mente.
Estes Deuses entram em ação ,criando paragens para que a mente possa acomodar suas angustias e recuperar  forças subjetivas para seguir , como quer a vontade de vida .
A resiliência então é a grande morada dessas forças que singram pela atemporalidade do pensamento, multiplicando-se, desdobrando ou até se retraindo a cada percepção afetiva incomensurável.    

Alba Regina Bonotto / Filosofa e Terapeuta .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto da Cebola

Analise do Filme "O PERFUME"